Moda, quadrinhos e abstratos
5 AULAS MÁGICAS
5 AULAS MÁGICAS

 

 
 
 
 
 

 
 
 
 
   

 

 

 Noite Estrelada (The Starry Night), de Van Gogh - 1889

(...) quando você falou que eu deveria virar pintor, achei impraticável e nem quis escutar. O que me tirou as dúvidas foi a leitura de um livroque esclarecia a perspectiva, o "Guide to the ABC of Drawing", de Cassange; e uma semana depois desenhei uma cozinha com fogão, cadeira, mesa e janela - tudo no seu lugar, sobre suas próprias pernas - quando antes conseguir dar uma noção de profundidade e acertar a perspectiva correta num desenho era, para mim, um ato de bruxaria ou do mais puro acaso.

Vincent Van Gohg, em carta ao seu irmão Theo
In: Betty Edwards. Desenhando com o lado direito do cérebro, 2003

Um grande avanço da neurociência derruba o mito de que só uns possuem o dom do desenho e prova que é uma habilidade que pode ser aprendida, assim como a de ler e escrever. A diferença está no processo cognitivo.

Ler exige o raciocínio próprio do hemisfério esquerdo do cérebro. O lado direito processa um raciocínio perceptivo, o qual usamos para dirigir um automóvel, dançar ou desenhar.

Algumas crianças desenvolvem melhor um tipo de raciocínio desde cedo, se este não for o das artes, são levadas a crer que é um dom que lhes foi negado. Vamos mudar o final desta história!

Qualquer pessoa de qualquer idade pode desenhar tanto quanto aprender uma nova língua. Em 5 aulas mostramos o potencial escondido no cérebro de cada um.

É puro raciocínio espacial, do qual somos todos dotados. Veja as 5 AULAS MÁGICAS.

   

TODOS PODEM?